Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Morte da nova CPMF? Governo exonera secretário defensor da proposta

Marcos Cintra foi exonerado do cargo de secretário especial da Receita Federal

Publicado por Thiago Klaumann
há 5 anos

Que a equipe econômica estuda diversas opções para a reforma tributária, não é segredo pra ninguém. O problema é quando vazam informações consideradas sigilosas, causando atritos no mercado.

Usando esse pretexto, o então secretário foi desligado do cargo no dia 11 de setembro de 2019.

Impostos como a CPMF estão entre os piores possíveis, essa é a opinião de especialistas. No passado esse já era um imposto muito polêmico, e sua extinção foi comemorada pelo mercado.

No Congresso, o clima para aprovar um projeto que ressuscita um imposto similar a esse era muito ruim.

A grande questão é se as empresas e a população em geral suportam algum tipo de aumento de impostos, seja ele de qualquer natureza. A carga tributária no país já é alta, a economia tem dificuldade para crescer (o próprio governo sabe disso e por isso criou agora a Semana do Brasil para alavancar as vendas com promoções e cupons de descontos).

Aguardamos cenas dos próximos capítulos. Sabemos que a reforma tributária ainda dará muito o que falar.

  • Sobre o autorEspecialista em Gestão Empresarial
  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações67
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morte-da-nova-cpmf-governo-exonera-secretario-defensor-da-proposta/755927862

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia,
Na verdade queria saber se as taxas de juros cobradas atualmente por nossos bancos entram como reforma tributária, pois minha dúvida relacionada a esse assunto seria nos valores como por exemplo: eu solicito R$ 1,000.00 em empréstimo após um mês varia entre 4,8% a 5,70% ao mês esse mesmo valor na poupança teria rendimentos de 0,3434% isso entra na reforma tributária ou não se refere a esta reforma.
Obrigado continuar lendo

Olá Amauri, obrigado pelo comentário. A resposta para a sua dúvida é não. A taxa de juros não entra na reforma tributária, pois a taxa básica de juros (SELIC), é definida pelo COPOM (Comitê de política monetária). O Banco Central é indepentente, e tem o dever de controlar a inflação dentro da meta com essa política. O que sabemos é que a taxa básica de juros é uma, e os bancos cobram outras do seus clientes. Quanto a isso, o que podemos fazer é tentar negociar juros mais baixos, inclusive trocando de fornecedor. continuar lendo